sábado, 23 de abril de 2011

DROGAS.


Drogas toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. Droga pode ser usada de várias formas por injeção, por inalaçãovia oral e outras. Substâncias entorpecentes, alucinadoras, excitantes, (ex: a maconha, a cocaína, crack, morfina e outras), ingeridos, em geral, com o objetivo de alterar provisoriamente a personalidade. É aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, trazendo como conseqüência alterações do comportamento e do estado psicológico de quem usa. Quando uma pessoa está viciada em uma substância, ela depende da droga, assim como o organismo normal depende dos alimentos para o seu metabolismo. 
Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Em 2001, cresce o uso de crack e drogas sintéticas, como o ecstasy. Os consumidores de cocaína são os que mais procuram tratamento para se livrar da dependência, o qual é feito por meio de psicoterapia que promovem a abstinência às drogas e do uso de anti-depressivos em 60% dos casos. Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga. 
As drogas são classificadas de acordo com a ação que exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito. Além da dependência a droga pode trazer outras doenças pois os usuários dividem seringas para a injeção de drogas e é um dos principais meios de transmissão do HIV e do vírus da hepatite B e C. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário